ENEM PARA PROFESSORES EXAME SELEÇÃO PARA DOCENTES MEC

ENEM para professores, foi anunciado pelo MEC a criação do Exame Nacional de Seleção para Professor. O Minitérios da Educação está estudando a criação de um concurso nacional com o objetivo de fazer a seleção de docentes para a Rede Públida de ensino. A prova do Exame Nacional de Ingresso na Carreira de Docente está prevista a ser aplicada pelo Minitério em 2011 e poderão participar da seleção educadores do ensino fundamental (do 1º ao 5º anos) e também professores da educação infantil.

A prova será aplicada como se fosse o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais – Inep terá a responsabilidade pela seleção. A nota que o professor obter na prova poderá ser usada para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem o programa.

As Redes de Ensino que optarem ao exame, terão total liberdade de escolha em usar a nota como primeira fase do processo seletivo ou como fase única. Os concursos poderão ser abertos a qualquer momento, dependendo da necessidade de cada rede de ensino. O Enem possui testes anuais.

Já está disponível no site do Inep um documento com a concepção do exame e temas que farão parte do teste. A prova terá um conteúdo com diversos temas, como metodologia de ensino, direiro, políticas educacionais e outros connteúdos específicos. O Inep foi atrás de países que já adotam o programa e que buscam um padrão específico de professores e que o sistema de ensino e o contexto são diferenciados, onde o professor tem todo o domínio de conteúdo aplicado e que conhece as metodologias de ensino necessária a uma boa formação, como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

As Universidades, professores, municípios e estados poderão opnar sobre o modelo da prova durante os 45 dias que estiverem sob consulta pública. Após o período, o Inep irá trabalhar para o fexamento da matriz do exame;.

adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.