Tipos de Rochas do Brasil

Tipos de rochas e mineiras que existem no Brasil, classificadas em magmáticas (ou ígneas), sedimentares e metamórficas, há nomes conhecidos de nosso cotidiano, mas, para saber exemplos de rochas mais comuns que podemos encontrar no Brasil é necessário saber um pouco mais de sua classificação.  Segundo a Geologia (que estuda a Terra e sua composição, formação…) as rochas são separadas de acordo com sua composição, estrutura molecular e diferentes fatores e fenômenos que influem sobre ela, como pressão e temperatura elevados que levaram a sua formação.

Primeiro uma breve definição de rocha:  Rochas são as unidades formadoras da crosta terrestre, produtos resultantes da união natural de mineirais, que tem seus cristais ou grãos constituintes bem unidos, dependendo do processo de formação, a força de ligação dos grãos varia, resultando em rochas “duras” e “brandas”.

As rochas podem ser:

Rochas magmáticas

Formadas pelo resfriamento do mágma (ou Lava – fluído natural muito quente composto predominantemente por uma fusão de silicatos e minerais como o feldspato, mica, os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos elementos voláteis e cristais em fase de crescimento).

As rochas magáticas diferenciam-se em plutônica e vulcânica

Vulcânica ou extrusiva

Rochas magmáticas que ocorrem no exterior da crosta terrestre, a rocha Basalto é formada a partir do derrame de vulcões e outros fenômenos de vulcanismo que se resfriam e  solidificam.

Exemplo basalto

basalto

Plutônica (ou intrusiva)

Rochas que correm no interior da crosta (dentro da crosta terrestre), elas se formam com o resfriamento lento do mágma, abaixo da superfície, temos como exemplo bem conhecido o Granito em suas diversas cores e “desenhos”.

Rochas sedimentares

São rochas formadas a partir da deposição de sedimentos (particulas transportadas), que sofrem processos de litificação ( ou Diagênese, as particulas são “cimentadas” unidas por diversos fatores como pressão, temperatura, reações químicas).

Exemplos : arenito, varvito.

Fotos de rochas

Rochas Metamórficas

São rochas que sofreram metamorfismo ou seja mudanças em sua estrutura graças a fusão que ocorre no interior da crosta, onde a pressão e a temperatura influenciam diretamente no grau de  metamorfismo e consequentemente também no tipo de rocha que vai se formar.

Exemplos: xisto, marmore, ardósia, gnaisse, quartzito

rochas metamorficas

Veja como funciona o ciclo das rochas:

ciclo das rochas

Agora se você é fascinado por rochas ou pelo menos curioso, faça uma visita ao Mugeo – museu de geologia da USP, no prédio do IGC – Instituto de Geociências.

14 Comments

adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *