ÓLEO DE COZINHA RECICLAGEM POSTOS COLETA RECICLAGEM SP

Postos de coleta de óleo, saiba como destinar corretamente o óleo de cozinha usado em sua casa ou negócio, muitas pessoas ainda não sabem o que fazer com este óleo, saiba dar um destino ecológicamentecorreto e economicamente viável para o óleo usado .

O óleo de fritura é um matérial que vem causando muitos transtornos devido a sua densidade que leva a aglomeração de lixos como: bitucas de cigarro, cotonetes, absorventes, preservativos e sua alta capacidade de poluição, podendo contaminar aproximadamente 25.000 litros de água com apenas 1 litro de óleo.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) criou um programa de reciclagem do óleo de cozinha (Prol), primeiramente funcionando no bairro Cerqueira Cesar em São Paulo, o projeto foi feito em parceria com a ONG Trevo uma entidade especializada na coleta e beneficiamento de óleo de fritura e com experiencia de 20 anos nesse setor.

Cerca de 1.600 condominios aderiram ao programa desde 2007, o número de desobstruções de esgoto já é 26% menor em relação ao restante dos demais bairros operados pela SABESP.
Quanto menor o número de óleo despejado na rede de esgoto, menor é a necessidade de manutenção ou seja menos custos para o Governo.

Para quem destinar o óleo

As empresas e ONGS especializadas na reciclagem e no beneficiamento do óleo de cozinha trabalham com um sistema de coleta, elas fornecem bombonas de 50 litros identificados para estocagem e retiram esse matérial quando você entra em contato ou estipulando uma certa data para retirada.
Geralmente pagam por litro fornecido, dependendo da distância e do volume estocado.

Existem ainda outras formas de contribuir como doar para cooperativas de catadores e entidades.
Esse matérial pode ser transformado em sabão, tintas a óleo, biodiesel, massa de vidraceiro, entre outros usos.

Se você busca informações mais precisas para saber qual o posto de coleta e reciclagem mais proximo de você bons contatos são a Ecóleo, associação dos coletores e recicladores e o forum estadual do lixo e cidadania que congrega varias cooperativas (www.sabesp-sp.org.br/lixocidadania).

adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.