Melhores Cursos Superiores MEC-ENADE 2009

Na avaliação do MEC os melhores cursos superiores do Brasil em 2009 estão concentrados em 35 faculdades,universidades e institutos federais, a pesquisa analisou o desempenho de 105 cursos de 30 áreas, que foram avaliados com base no ENADE de 2008.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), mais o IDD (índice criado para avaliar o quanto a instituição de ensino agrega ao aluno), servem de ferramenta de análise para o MEC, no final das contas apenas 105 cursos entre 7,3 mil analisados tiveveram nota máxima no CPC-Conceito Preliminar de Curso.

As melhores instituições de ensino, as que mais se destacara na avaliação foram :

–  ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica

LOcalizado em São José dos Campos-SP, a instituição obteve 485 pontos do total de 500 e passou a ser o melhor do país, foram três graduações avaliadas pelo MEC e as três conseguiram conceito máximo – 5 (notas vão de 1 a 5).

– IME – Instituto Militar do Exército

Com nove cursos avaliados, oito receberam nota 5 e um obteve conceito 4.

– UNESP – Universidade Estadual Paulista

Universidade Pública com 68 cursos avaliados, onde 22 conseguiram nota 5 e ainda teve considerado como melhores cursos do país em matemática, química biologia e letras.

– UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Obteve o excelente resultado em em 34% dos cursos superiores avaliados, conquistando primeiro lugar nos cursos de ciências sociais e computação.

– PUC-RJ – Pontifícia Universidade Católica

Conquistou conceito mais alto em 34% dos cursos analisados, com primeira colocação em pedagogia, engenharia civil e engenharia de petróleo.

Se tratando de cursos de Engenharia, a cidade do Rio de Janeiro está no topo do ranking no Brasil, pois possui 29 cursos de engenharia muito bem avaliados.

13 Comments

adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *